Wednesday, June 12, 2013

Jornalismo Mau para a Saúde

A jornalista Alexandra Campos do Público, que diz ser especializada na área de saúde, escreveu um artigo, há cerca de um mês, sobre a comparticipação que os laboratórios faziam privadamente para cobrir a parte que o estado deixava de comparticipar quando perdiam a patente e passavam a haver medicamentos genéricos de substituição.

Foi por causa deste artigo que os laboratórios deixaram de fazer essas comparticipações, ficando os medicamentos muito mais caros para os utentes, sendo praticamente obrigados a ter de optar pelos genéricos, por razões económicas, sendo que no caso dos doentes crónicos isso pode fazer toda a diferença pondo inclusivamente em risco a sua saúde. Apesar do príncipio activo ser o mesmo há diferenças que nos casos de doenças crónicas podem diminuir bastante a sua qualidade de vida.

Os laboratórios faziam a comparticipação de sua livre e espôntanea vontade apenas para que os doentes não fossem prejudicados e não deixassem de ter acesso à sua medicação. Não havia nenhum "esquema", era mesmo só boa vontade da parte dos laboratórios.

Partilhem e se foram afectados por esta medida comecem a mandar as contas da farmácia para esta senhora pois foi a única responsável pela mudança de política dos laboratórios. Este é o mail dela: acampos@publico.pt e podem ler aqui o artigo.

No comments:

Post a Comment